sábado, 22 de março de 2014

A Austrália: religião




A Austrália não tem uma religião oficial. No censo de 2006, 64% dos australianos declararam-se como cristãos, sendo 26% católicos e 19% anglicanos. Outros 19% da população declararam-se como "sem religião" (o que inclui o humanismos, o ateísmo, o agnoticismo e o racionalismo), sendo o grupo que mais cresceu entre 2001 e 2006, e outros 12% não responderam (a questão é opcional) ou não deram uma resposta adequada à questão. A segunda maior religião na Austrália é o budismo (2,1%), seguida pelo islamismo (1,7%), ohindoísmo (0,8%) e o judaísmo (0,5%). Em geral, menos de 6% dos australianos se identificam com as religiões não cristãs.




Catedral de São Patrício em Melbourne, Victoria.

A Austrália: política e governo

O sistema de Governo Australiano é a Monarquia Constitucional. Uma monarquia constitucional é um tipo de regime político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas onde uma constituição limita os poderes do monarca.

Basicamente, o Governo Australiano subdivide-se em três níveis:
  • O Commonwealth, conduzido pelo Primeiro Ministro: Responsável por assuntos de toda a nação tais como defesa, comércio, relações exteriores e telecomunicações.
  • Governos dos estados: Complementa as atividades do Commonwealth, especialmente nas áreas de ensino, bem-estar social e cumprimento da lei.
  • Governos locais (administrados por conselheiros eleitos localmente): Responsáveis por atividades municipais tais como o planejamento de cidades, regulamentos prediais e coleta de lixo.

A Australia: meio ambiente

A maior parte da Austrália é semiárida ou desértica, o país possui uma variada gama de habitats. Devido à idade avançada do continente, os padrões de tempo são extremamente variáveis e o isolamento geográfico de longo prazo tornou a maior parte da biota da Austrália única e diversificada. Cerca de 85% das plantas com flores, 84% dos mamíferos, mais de 45% das aves e 89% dos peixes costeiros da zona temperada são endêmicos do país.
 Entre os membros mais conhecidos da fauna australiana estão os monotremados (ornitorrinco e equidna-de-focinho-curto), vários marsupias e aves (como o emu e a kookaburra). A Austrália é o lar de muitos animais perigosos, como algumas das cobras mais venenosas do mundo.As florestas australianas são maioritariamente constituídas por espécies perenes, particularmente árvores de eucalipto nas regiões mais áridas e acácias nas regiões mais secas e deserticas. O dingo foi introduzido por povos austronésios que tiveram contato com os indígenas australianos por volta de 3000 a.C. 

A Austrália: geografia

A Austrália é um país localizado na Oceania e por vezes é por si só considerado uma massa continental. geografia da Austrália é caracterizada por desertos ou zonas semi-áridas — 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm um clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical: parte é floresta tropical, parte são pastagens e parte é deserto. A Grande Barreira de Recifes, o maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1200 km.

A Australia:economia

economia da Austrália  é considerada estável. O país é rico em minerais, têm a agricultura e turismo fortes e a indústria cresce ano a ano, inclusive pelo fato de que o país passou a sediar filiais regionais das grandes multinacionais, para da Austrália, invadir os mercados da Ásia e da Oceania.
A Austrália é a maior exportadora mundial de diamantes, alumínio e de carvão. Além desses, exporta os seguintes minérios: ouro, chumbo, minério de ferro, níquel, bauxita, cobre, zinco, gás natural, manganês, areias minerais e petróleo bruto.
A produção agrícola do país é diversificada, sendo os produtos mais importados o açúcar, o trigo, o algodão, a cevada e a uva entre outras frutas. A criação de gado para corte e de ovinos é relevante para a economia, inclusive em relação à produção de lã, da qual a Austrália é a maior produtora do mundo.
O turismo na Austrália deve seu sucesso ao crescente número de estudantes que participam de programas de intercâmbio. Embora o objetivo do intercâmbio sejam os estudos, os estudantes são turistas nas horas vagas que, além de permanecer maior tempo no país, trazem seus parentes para visitas periódicas ao país.
A indústria australiana é diversificada, produz alimentos, papel, máquinas/equipamentos, entre vários outros produtos. O destaque nas exportações do país têm sido os produtos com tecnologia de ponta. As exportações da Austrália são, em sua maior parte, para países da Ásia. Em 2006 não houve crescimento na produção industrial da Austrália. Uma explicação possível para esse fato é a crescente entrada dos produtos chineses no mercado daquele país, produtos estes com boa qualidade e preços imbatíveis.
Dessa forma, o PIB da Austrália, em 2006, girou em torno de U$674,6 bilhões. A oferta de empregos no país é grande, portanto o índice de desemprego é baixo. O PIB per capita, em 2006, foi de US$ 33,300. Naquele mesmo ano, a taxa de juros foi de 3,8%.
A Austrália é membro da Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), um mercado internacional no estilo da ALCA ou do Mercosul, mas que envolve, além da Austrália, os seguintes países: EUA e Canadá (Nafta), Japão, Hong Kong, China Popular, Nova ZelândiaCingapura, Taiwan, Coréia do Sul (Tigres Asiáticos), Tailândia, Malásiae Indonésia, BruneiFilipinas e Vietnã. O Chile e o México foram recém admitidos na APEC. O fator determinante, ou seja, o que esses países tem em comum uns com os outros é o fato de todos serem banhados pelo Oceano Pacifico.

A Austrália: história

Antes da colonização, a Austrália era habitada por inúmeras tribos de aborígines, os povos nativos da região, que segundo pesquisas, viviam lá a mais de 60 mil anos. A estimativa é de que no inicio da colonização existissem na Austrália cerca de 500 tribos espalhadas por toda a região, que falavam 300 dialetos diferentes, com aproximadamente 175 mil aborígines no total.
Embora tenha sido avistada por portugueses e espanhóis ainda na época das grandes navegações, a Austrália só foi invadida quando, em 1770, o capitão inglês James Cook foi enviado para investigar as terras até então desvalorizadas. O capitão desembarcou pela primeira vez na costa leste, em 28 de abril de 1770. Seguiu viagem para o norte, sendo que desembarcou no Cabo de York, onde, em 22 de agosto de 1770, proclamou a posse das terras, em nome do Rei George da Inglaterra. Fincou a bandeira inglesa ao chão e deu a terra o nome de New South Wales (Nova Gales do Sul).
A colonização teve inicio em 1788, quando a Inglaterra resolveu fazer da nova terra uma colônia penal, enviando para aquela região os presos com penas superiores a 7 anos, que antes enviava para os Estados Unidos (independente desde 1776). A primeira frota enviada tinha 11 embarcações, que trouxeram aproximadamente 1,3 mil pessoas. Em 18 de janeiro de 1788 as embarcações chegaram a Botany Bay. Considerando a região como imprópria para se estabelecerem, o Capitão navegou ao norte onde em 26 de janeiro de 1788 fundou a primeira colônia, onde hoje está localizada a cidade de Sydney. Por volta de 1835 os prisioneiros ingleses deixaram de ser enviados a Austrália, e os condenados que lá estavam já haviam cumprido suas penas. A esses era destinado um pedaço de terra para que dela vivesse.
A partir de 1850 o país passou a ser destino de aventureiros, sobretudo de chineses, pois em várias regiões foram descobertas minas de ouro. Os chineses eram mal vistos na época, pois trabalhavam por salários mais baixos que os australianos.
A Austrália passou a fazer parte da Comunidade Britânica em 1901, quando passou a ter uma estrutura federativa e parlamentar. A independência ocorreu em 1942, embora o soberano da Inglaterra (rei ou a rainha), continuasse sendo considerado o chefe de Estado formal. Somente em 1986 esses laços foram cortados.
Da década de 40 até o inicio da década de 70, foi grande o número de imigrantes do mundo todo que foram atraídos para a Austrália.
Como conseqüência da colonização, os aborígines foram praticamente dizimados da Austrália.

Quem sou eu?

Olá! Meu nome é Alice Beatriz, sou estudante do Ensino Fundamental II. Sou brasileira de Minas Gerais. Neste blog vou postar várias coisas sobre a Austrália, como por exemplo:  sua histoória, curiosidades, um pouco sobre suas cidades, etc. Pretendo tirar nota máxima ;) , não deixem de comentar!!!